jusbrasil.com.br
19 de Janeiro de 2019
    Adicione tópicos

    Rafael Fonteles fala sobre o mercado financeiro

    Acontece hoje (29) no Cine Teatro da Assembleia Legislativa, a palestra do economista Rafael Tajra Fonteles, sobre o mercado dos fundos de investimentos e aplicações na Bolsa de Valores, para o público em geral. Na ocasião, ele deverá mostrar o risco das aplicações no mercado financeiro de ações.

    O mercado financeiro, segundo ele, está sujeito às oscilações dos preços dos ativos que compõem o fundo, ou seja, o valor do dinheiro do investidor aplicado deverá oscilar de acordo com o preço das ações. Apesar dos cuidados, não é possível garantir a ausência de perdas. No intervalo de três anos, o investidor sempre irá obter um retorno maior no mercado financeiro do que nos produtos bancários comuns (poupança e CDB).

    Em razão dos riscos, segundo Rafael Fonteles, é importante um trabalho diário de monitoramento, para impedir, por exemplo, que a perda num dia seja superior a 20%. Ele afirmou que as desvantagens é a baixa liquidez, incerteza sobre a segurança em razão da alta especulação imobiliária. A vantagem é que a perda é limitada.

    As taxas cobradas pelos fundos, variam. Os impostos são para pessoa física, no caso, os impostos de renda e os impostos sobre operações financeiras. O valor médio de investimento é de R$ 5.000,00. O prazo de resgate varia de acordo com o fundo em que o dinheiro do investidor foi aplicado.

    Rafael Fonteles explicou que é possível a pessoa com nome no SPC ou SERASA fazer investimento no mercado financeiro de ações.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)