Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Presença de secretária na Alepi lota sessão ordinária

    Pelo menos 18 deputados, membros de sindicatos e entidades médicas, gestores dos municípios e da Secretaria de Saúde do Estado, participam na Assembleia Legislativa do Estado, da sessão ordinária com a presença da secretária de Saúde, deputada Lilian Martins (PSB). Lílian ocupa hoje (22) o horário do grande expediente da sessão para expor um "raio x" da situação da saúde no Piauí.

    Entre as várias informações trazidas pela secretária está a de que o Governo lança edital de concurso no próximo dia 30 de agosto. Além disso Lilian falou sobre os números relacionados a recursos e atendimentos da rede SUS no Estado. A secretária informou que o Governo fica com apenas 20,3% dos recursos encaminhados pelo Ministério da Saúde para as cirurgias de média e alta complexidade.

    De acordo com dados levados à tribuna o restante dos recursos é diretamente encaminhado para os municípios de gestão plena da Saúde. Acompanham a apresentação da secretária os deputados Antonio Uchôa e Flávio Nogueira do PDT, Gessivaldo Isaias (PB), Evaldo Gomes (PTC), Gustavo Neiva, Tadeu Maia e Ismar Marques do PSB, Luciano Nunes, Firmino Filho e Marden Menezes do PSDB; Mauro Tapety, Themístocles Filho e Kleber Eulálio do PMDB, Edson Ferreira (DEM), Margarete Coelho (PP), Flora Izabel e João de Deus do PT.

    A previsão é de que até o final deste ano o Ministério libere pouco mais de R$ 300 milhões para a gestão da média e alta complexidade. O Piauí tem hoje 13 cidades classificadas como gestão plena da saúde. "Então o Estado fica com R$ 94 milhões a serem distribuídos para as demais cidades, nós temos 224 municípios então o Governo tem que dividir este recurso com as demais cidades", acrescentou Lilian Martins.

    O líder do Governo na Casa, deputado Kleber Eulálio, disse que "a atitude da secretária em se convidar para comparecer na Assembleia expondo os problemas e suas ações a frente da pasta mostra que o trabalho vem sendo feito com transparência e responsabilidade", afirmou. Kleber disse que a presença de Lilian Martins no Legislativo é importante no sentido de que para solucionar os problemas da saúde no Piauí não deve existir 'oposição nem governo o que deve existir é a união de todos para econtrarmos saídas", acrescentou.

    • Publicações7608
    • Seguidores3
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações37
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presen-xe7-a-de-secret-xe1-ria-na-alepi-lota-sess-xe3-o-ordin-xe1-ria/2751056

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)